Amigo

Amigo

Se você tem esse endereço eletrônico é porque é mais do que bem vindo

Com certeza você me ensinou a escrever

me ensinou a apreciar a boa literatura, a filosoia e a canção

participou de meus primeiros rabiscos

valorizou minha alma vertida em palavras

certamente você esteve presente em momentos importantes

poéticos ou frustrantes, pacificos ou revolucionários

provavelmente já escreveu comigo ou ao meu lado

já leu alguma coisa minha e me pediu mais

ja me incentivou e ja me corrigiu

você já fez sarau, caretas, fofocas e confidencias comigo

e eu já te amei ou ainda te amo

e você sabe que nossa distancia não é nada

e você sabe que odeio computador

e você sabe que nunca publiquei e que não creio que o acesso a internet me faça poeta

você sabe que não tenho um grande valor literário

mas que valorizo a literatura

você sabe que um dia gostei que você me leu

e que quero ler você

você sabe que escrevo por necessidade, porque faz parte de mim

e que me envergonho de ter me distanciado tanto disso

você sabe que não tenho estilo

só paixão

Você sabe que você cabe em cada uma das palavras anteriores

Prazer em recebê-lo.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

“Minhas historinhas de morte”
Ela machucou mesmo, pela  primeira vez,
Quando a minha pequena ave
Um patinho acinzentado
Insistiu em não me atender
- eu o chamava todos os dias
Quando voltava da escola –
Ele pulava da gaiola
Subia a rampa verde
Até bicar os meus pés
Nós éramos inseparáveis.
Um dia, o chamei várias vezes,
Ele não veio, fui até lá
Ele dormia ... dormia...
Eu disse: preguiçoso!
e o peguei nas mãos
O frio do seu corpo subiu até minhas orelhas: gritei!

Mais tarde, meu melhor amigo se foi,
Ele doía, doía muito,
Uivava e gritava
E eu o sentia chorar
Ele tinha uma doença
Nada fácil de se explicar para uma criança
“câncer no sacro escrotal”
Disse a veterinária
“Que saco papai?”
...A primeira vez que vi papai chorar...
O cachorro, uivando de dor, rodeando o canil,
Papai pegou a espingarda e
“Não! Na frente da menina não!”
Mamãe ralhou
No dia seguinte Proteu não estava mais no quintal
Uma bisavó e uma tataravó se foram também,
Mas tão em paz, que se despediram de mim em vida,
Quando as crianças e os velhinhos entendem melhor do que os adultos o que é o céu, e o que significa dormir pra sempre.
Não as velei, não as enterrei,
Não precisava,
Elas me disseram adeus e eu entendi

Mas Maria
Maria, nome comum de vó,
Maria de belos quitutes,
Maria analfabeta,
Maria mãe, avó, lavadeira, jardineira, fazendeira, passadeira, quituteira de bar
Como tantas outras Marias
Maria minha avó
Reclamava de tudo,
Do avô, dos netos,
Do frio, do calor, da dor, do cansaço,
Eu, adolescente,
Me enchia – pára Maria!
Meu pai brincava, minha mãe sorria,
Numa noite
De repente
Fria
Maria, dor aguda
No fundo da barriga
Hospital – cirurgia –
Partia – morria Maria
?
Fui atropelada
Por Maria-trem-sem-fumaça..........
Não consegui velá-la
Tampouco enterrá-la
Uma desculpa boba
“Quero lembrar-me dela viva
Bem...rezando...
Cantando...cozinhando...”

“Maezinha do céu,
2 xícaras de farinha,
eu não sei rezar,
3 cenouras médias,
Eu só sei dizer,
Cobertura de chocolate com leite,
 quero te amar ”

Hoje ainda não me despedi, ainda choro e não me perdoo.
Ninguém deve se abster de sofrer a morte
De velar, de chorar, gritar, despedir, soluçar, enterrar
São ritos necessários
Para se continuar vivendo.

Anos mais tarde
Esqueci meu coelhinho preso embaixo da escada
Úmida, fria,
Bicho enjoado
Adoeceu numa tarde
Lembrei-me dele no dia seguinte
Encontrei-o com olhos envidraçados
Patinhas gélidas
Narizinho imóvel
Mas
Respirava.
Peguei duas toalhas, enrolei-o em meu colo e fui para o sol,
Disse-lhe ao pé da grande orelha
“Se você morrer
Vai ser no conforto do meu abraço
Vou vela-lo e enterrá-lo
como não fiz com nada,
 nem ninguém até hoje”
às oito da noite ele fechou os olhos e não abriu mais.

Chorei
Cavei um buraco
Sozinha
Enterrei
Chorei
Chorei

Aprendi a morrer-matar quem se ama

Ontem fui ver meu avô
Caipira mulato
Forte, bondoso
Com aquele olhar de inocência cabocla
Homem íntegro
Corajoso, bravo
Herói da família
Melhor amigo dos amigos
Dia 27 de abril
 Não estava esperando minha tia na calçada às cinco e meia da manhã
Ontem, 4 de agosto
Ele estava na cama
 Magro, sem musculatura,
Olhos vítreos
Pele gélida
Parecia meu coelhinho...
Fiz carinho em seu rosto com a ponta dos dedos
Ele me olhou lânguido
Trocamos algumas palavras
Trivialidades
Chorei
Percebi que já estava velando meu avô
Mas também senti que ele estava pronto
Em paz
Ontem aceitei
Que falta pouco tempo
Para ficarmos juntos
Hoje já espero que ele melhore
E volte a plantar alface e rúcula para a minha salada


O rito de morte dói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário